Aposentadoria por Tempo de Contribuição: Quando Você se Aposenta?

Você sabe se quando deverá se aposentar? Se você já tem de 35 anos (para homens) ou 30 (para mulheres) de contribuição à previdência, você já pode solicitar sua aposentadoria por tempo de contribuição. Saiba aqui neste post tudo sobre a aposentadoria por tempo de contribuição e como dar entrada à esse benefício:

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Existem várias formas de se aposentar: por idade, por tempo ou por invalidez ou por outros meios. A aposentadoria por Tempo de Contribuição é dado para os trabalhadores que comprovam que tem 35 anos, se homem, ou 30 anos, se mulher, de contribuição à Previdência Social.

35071-aposentadoria-por-tempo-de-contribuicao-04

Além de comprovar os anos de contribuição, é necessário ter 180 meses efetivamente trabalhados, para efeito de carência.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição: Como é calculado

Essa nova regra começou a valer em 2015, que passou a ser feito o cálculo levando em consideração o número de pontos alcançados somando a idade e o tempo de contribuição do segurado – a chamada Regra 85/95 Progressiva.

0dd0d7_08746e3bfc8d4f0dba90c2c6317f1095-mv2

Além da soma dos pontos é necessário também cumprir a carência, que corresponde ao quantitativo mínimo de 180 meses de contribuição para as aposentadorias. Alcançados os pontos necessários, será possível receber o benefício integral, sem aplicar o fator previdenciário. A progressividade ajusta os pontos necessários para obter a aposentadoria de acordo com a expectativa de sobrevida dos brasileiros.

Caso a pessoa deseje se aposentar antes de completar a soma de pontos necessários, ela poderá se aposentar, mas vai haver aplicação do fator previdenciário e, portanto, potencial redução no valor do benefício.

Por que as Regras Foram Alteradas?

Diversos países estão revendo seu modelo de previdência por causa do aumento da expectativa de vida e da rápida transição demográfica que estão vivendo. As pessoas estão vivendo mais tempo e recebendo aposentadoria por um período maior de tempo, o que aumenta os custos da Previdência. Simultaneamente, no caso brasileiro, as taxas de fecundidade estão caindo, o que significa que nas próximas décadas haverá menos contribuintes para cada idoso.

aposentadoria-inss-2016-por-tempo-de-servico

Hoje há mais de 9 pessoas em idade ativa para cada idoso. Em 2030 serão 5 na ativa para cada idoso. Em 2050, 3 e, em 2060, apenas 2,3 trabalhando.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição: Documentos Necessários

Para comprovar que você se encaixa nos requisito para se aposentar por tempo de contribuição, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação válido e oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS.

35071-aposentadoria-por-tempo-de-contribuicao-02

Caso necessário, veja outros documentos para comprovação que podem ser apresentados.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição: Simulação

A simulação é a possibilidade que o INSS oferece ao cidadão de quanto tempo falta para se aposentar e descobrir o valor do seu benefício, caso já tenha direito. Para realizar a sua simulação de valores agora, tenha em mãos todas as suas carteiras de trabalho, carnês e demais comprovantes de pagamento ao INSS.

Para fazer a simulação de tempo de contribuição, clique na imagem a seguir:

1

Para calcular o valor do seu benefício, clique imagem:

2

Atendimento – INSS

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS:

  • Telefone: 135

O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Adicionar Comentário