Auxílio Creche 2020: Valor, Cálculo e Quem Tem Direito (LEI)

A Lei Trabalhista dá aos trabalhadores registrados um benefício chamado auxílio creche 2020. Toda trabalhador que possui um filho, recebe o benefício. Veja como funciona o auxílio creche 2020, e saiba quem tem direito de receber o benefício, a seguir!

Auxílio Creche 2020

Auxílio Creche 2020

Saiba mais sobre o auxílio creche 2020

auxílio creche 2020 é um benefício dado por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ela dá a todo trabalhador brasileiro, registrado, independentemente do sexo, um valor mensal, para o reembolso das despesas com a creche dos filhos de até cinco anos de idade.

As empresas que contratam os funcionários devem saber dessa Lei. A Lei diz que todas as empresas que tenham acima de 30 funcionários com mais de 16 anos, devem oferecer este benefício, isso é obrigatório. Deixa de ser obrigatório, se a empresa possuir menos de 30 funcionários.

Os trabalhadores que tem filhos de até cinco anos, vão receber o benefício, com um pequeno desconto no seu salário mensal.

✓ Saiba como consultar Cartão SUS 2020


Quem tem direito por (LEI) ao Auxílio Creche 2020? 

O auxílio creche 2020 é  um direito redigido em constituição, e por esse motivo, as empresas contratantes devem cumprir com esse direito.

Mas, é claro que não são todos os funcionários da empresa que vão receber esse benefício. Apenas aqueles que estiverem debaixo dos requisitos necessários, é que poderão usufruir desse benefício.

Auxílio Creche

Veja quem tem direito de receber o auxílio creche 2020: 

  • É necessário estar devidamente registrado pelo sistema CLT;
  • Toda trabalhador seja ele, homem ou mulher, que possuir até 2 filhos com menos de 6 anos;
  • Os trabalhadores autônomos, também podem receber o benefício, desde que contribuam para o sindicato de sua categoria;
  • Funcionários contratados por empresas com mais de 30 funcionários.

MEI precisa declarar o IRPJ?


Cálculo do valor do Auxilio Creche 2020

O valor do benefício auxílio creche, vai depender muito da empresa em que o funcionário foi contratado. O valor vai mudar, dependendo do cargo e da empresa.

De acordo com a CLT, o valor do benefício deve ser de no mínimo 5%, por filho, do salário base da sua categoria. E esse valor pode chegar até 30% da sua renda mensal na empresa.

Por isso, para saber o valor exato é necessário saber o valor do salário do indivíduo e saber também qual é a porcentagem aplicada pela empresa, lembrando que ela vai de 5% até 30%.

Auxílio Creche 2020

O valor não é acumulativo, se o pai já recebe o benefício por filho, a mãe não poderá receber pelo mesmo filho.


Como solicitar o auxílio creche?

Sempre que você for contratado por uma nova empresa, solicite o seu benefício. As empresas devem reembolsar os funcionários com o auxílio creche.

✓ Saiba quem pode participar do Jovem Aprendiz 2020

Entregue ao departamento de recursos humanos e administração os seguintes documentos, para solicitar o auxílio creche 2020:

  • Certidão de nascimento da criança;
  • E o RG da criança.

Não deixe de receber o seu direito. Muitas empresa escondem dos trabalhadores esse benefício, por isso, fique atento se a sua empresa está disponibilizando esse direito aos seus funcionários.

Vamos estar sempre atualizando as informações aqui no post para você sobre o auxílio creche. Se você ficou com alguma dúvida, procure o RH da sua empresa. Ou se eles não ajudarem, procurem um profissional da área para te auxiliar.

Esse é um direito seu e você deve brigar por ele. Se você tiver filhos depois da contratação da empresa, é só solicitar que o seu benefício seja pago ao RH da empresa. Porém, verifique se a empresa possui mais de 30 funcionário.

Adicionar Comentário