Cadastro SUS 2019: Cadastrar Online e Número do Cartão do SUS

Para monitorar o uso do serviço público o cidadão pode realizar o cadastro SUS 2019, um cartão que tem como principal objetivo identificar o indivíduo, possibilitando o registro de consultas, atendimentos e uso de serviços da Farmácia Popular. Este sistema facilita o acompanhamento, já que ficam registrados no cadastro SUS 2019 informações importantes e que podem ser consultadas em todo país!

Cadastro SUS 2019

Cadastro SUS 2019

Cadastro SUS 2019

O Cartão Nacional da Saúde é um documento que possibilita vincular os procedimentos, ações e serviços de saúde executados no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo cidadão, ao profissional de saúde que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados.

Para isso, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número do cartão SUS que é nacional e serve para identificação de cada indivíduo.

Embora seja importante realizar o cadastro SUS 2019 e emitir o cartão, qualquer paciente que necessitar de atendimentos vindos da saúde pública, pode utilizar os serviços das unidades hospitalares do SUS mesmo que não tenha o cartão. Afinal, a rede deve atender a todos os usuários brasileiros.


Documentos necessários para o cadastro SUS 2019

É necessária a apresentação de documentos que permitam a identificação do usuário do SUS e do local de sua residência para realizar o cadastro SUS 2019.

Por exemplo, o RG, CPF e um comprovante de residência. Essas informações são colhidas na Secretaria Municipal de Saúde, em Postos ou Centros de Saúde, em algum dos Hospitais do município ou em outro local indicado pela Secretaria de Saúde do Município, ou  pela Secretaria de Saúde do Estado.

✓ Veja ainda como obter a segunda via cartão SUS 2019!

Para tanto, basta fazer contato com a Secretaria de Saúde do município e saber dos locais de cadastramento e o horário de cadastramento nos postos onde ele é feito.

Os responsáveis podem definir outras exigências para realização do cadastramento, estratégias para emissão e entrega do cartão, ou qualquer outra solicitação que julgarem necessário.

É assim que os usuários podem realizar o cadastro SUS 2019 de forma presencial, sem custo algum e permitindo que o sistema registre e crie um prontuário conforme o uso de cada pessoa.

Não existe uma idade mínima para que seja possível realizar esta ação, dúvidas como esta são esclarecidas diretamente no posto credenciado para o cadastro, pois cada município e região define suas regras.


Cadastro SUS 2019 Online

É por meio do Portal de Saúde do Cidadão, uma iniciativa do Ministério da Saúde com o Governo Federal voltada para o fortalecimento e o exercício da cidadania, que o usuário consegue realizar um pré-cadastro online cartão SUS 2019.

*O Portal está dividido em duas áreas. A primeira é de acesso livre e nela o cidadão encontrará diversas informações sobre saúde pública!

A segunda é restrita aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e traz informações sobre o cadastro do cidadão no SUS, a emissão do Cartão Nacional de Saúde e suas interações com a Atenção à Saúde. O acesso à área restrita se dará por meio do número do Cartão Nacional de Saúde e senha.

No passo a passo a seguir, estão todas as instruções de como consultar o cartão SUS pela internet antes da emissão do cartão. Mas, é importante lembrar que mesmo sendo feito este processo é necessário comparecer até o posto credenciado para conferir as informações apresentadas e concretizar o interesse na emissão do cartão.

Passo 1:

  • Agora, basta inserir dados básicos para que um número de protocolo seja gerado e apresentado para a emissão do documento.

Adicionar Comentário