CEFET Inscrições 2020: Edital Ensino Técnico e Vagas

O CEFET inscrições 2020 é feito por quem deixa participar do vestibular interno. No ano anterior ao de ingresso na instituição de ensino os interessados devem procurar o CEFET inscrições 2020 para se candidatar. O processo é online, com preenchimento de formulário digital e depende do pagamento da taxa de inscrição.

CEFET Inscrições 2020

CEFET Inscrições 2020

Conheça o CEFET 2020

No país apenas dois estados contam com o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). A região do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

As escolas oferecem cursos gratuitos, voltados para o ensino profissionalizante em diferentes níveis. Como o ensino técnico, graduação e pós graduação.

CEFET Inscrições

Além do diferencial de promover formação gratuita, o CEFET também se destaca por permitir o ingresso nos cursos técnicos para os estudantes do ensino médio.

✓ Veja as opções de cursos:

Para ser selecionado é necessário passar por um vestibular interno aplicado todos os anos. As provas normalmente acontecem nos últimos dois meses do ano anterior ao de ingresso.


Vagas para inscrições CEFET 2020

Os estados diferem o número de vagas para inscrições CEFET 2020, já que cada um possui uma quantidade específica de campus e possibilidade de atendimento.

Em Minas Gerais foram disponibilizadas 2.259 vagas, e no Rio de Janeiro outras 1.072 oportunidades. Nos dois estados fica decidida a distribuição da seguinte forma:

  • 50% para candidatos com renda de até 1,5 salário por renda familiar, oriundos da rede pública, declarados negros, pardos e indígenas;
  • 50% para ampla concorrência.

CEFET 2020

Podem se inscrever aqueles que cursam pelo menos o 9° ano do ensino fundamental e residem no município da unidade de ensino, ou em cidades próximas.

✓ Confira as novas datas da OAB 2020

No momento da inscrição será preciso informar todos os seus dados pessoais e preencher a um questionário socioeconômico informando se preenche a um dos requisitos como cotista.


Vestibular ensino técnico CEFET 2020

O calendário de organização do vestibular ensino técnico CEFET 2020 também é diferente para cada região. Mas, nos dois estados a prova costuma acontecer no fim do ano anterior ao de início das aulas, em novembro.

No Rio de Janeiro o exame é realizado em duas etapas. A primeira prova traz 40 questões objetivas e de múltipla escolha, sobre: língua portuguesa, matemática, ciências (física, química e biologia), e estudos sociais (história e geografia).

A prova é realizada no período da manhã, entre 9h e 13h. A fase seguinte consiste em uma avaliação discursiva com 4 questões e uma redação, participam dessa etapa apenas quem obteve nota satisfatória no exame anterior.

Descubra ótimos programas educacionais presentes no estado de São Paulo

Em Minas Gerais o vestibular é feito em um único dia, entre 14h30 e 17h30, com 60 questões das mesmas áreas trabalhadas no estado carioca. Quer dizer, língua portuguesa, matemática, ciências e estudos sociais.

Edital prova CEFET

O edital prova CEFET é o primeiro documento a ser postado para anunciar o lançamento de um novo processo seletivo. Nele estão todas as informações sobre o funcionamento do vestibular, número de vagas, cursos e documentos.

Acesse o edital mais recente dos dois estados e veja quais regras foram atribuídas:


CEFET inscrições 2020

Durante o CEFET inscrições 2020 o candidato vai escolher qual curso deseja ingressar, conforme a disponibilidade da unidade desejada. São opções em diferentes áreas e que são importantes para o funcionamento do mercado atual.

Depois, será preciso preencher a ficha de cadastro e pagar o boleto gerado no site. A taxa de inscrição em Minas é de R$80 e no Rio de R$75, nos dois casos cabe pedido de isenção.

O cadastro para os mineiros é feito no site da própria instituição, acesse aqui. Veja a seguir como se inscrever no CEFET do Rio de Janeiro:

  • Quando encontrar a opção do CEFET selecione “Saiba Mais”;

  • Leia com atenção todas as informações, baixe o edital e por fim escolha “Inscreva-se aqui”;

CURSOS CEFET

  • Informe seu CPF caso já tenha cadastro, ou clique em “Preencha seu cadastro” para a disponibilização da ficha.

COMO SE INSCREVER NO CEFET

Adicionar Comentário