Data das Eleições 2020: 1° e 2° Turno, Calendário ATUALIZADO!

A data das eleições 2020 são organizadas e divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Antes mesmo do início do ano é possível ter uma ideia sobre a data das eleições 2020. Que pode acontecer no primeiro e segundo turno, dependendo do município e do número de cidadãos.

Data das Eleições 2020

Data das Eleições 2020

Eleições 2020

No país, a cada quatro anos os brasileiros devem cumprir com as suas responsabilidades eleitorais. Votando para escolha do presidente da república, governador, senador, deputado estadual e federal.

E como o caso das eleições 2020, em que os munícipes escolhem o prefeito, vice prefeito e os vereadores da cidade. O mandato tem duração de 4 anos, sendo que os vereados podem ser eleitos novamente.

Mas os prefeitos estão autorizados a atuar por no máximo 8 anos consecutivos. Isso significa que aqueles que já estão no segundo mandato, não poderão se candidatar para a próxima eleição.

Data das Eleições

O número de vereadores por município, vai depender da população local. Quanto mais moradores, mais representantes na Câmara.

✓ Tire suas dúvidas sobre o voto facultativo eleições 2020

Tanto, que durante a votação das grandes cidades é possível escolher até duas opções de representantes para o setor legislativo. Devido ao calendário, entre eleições gerais e municipais, as votações acontecem a cada 2 anos.


Data das eleições 1° turno de 2020

O certo é que em todos os 5 mil municípios brasileiros, haverá data das eleições 1° turno de 2020. No início do mês de outubro, quando os munícipes comparecerão até sua zona eleitoral para escolha de prefeito, vice prefeito e vereadores.

✓ Saiba os novos vales para o salário mínimo 2020

A data determinada pelo TSE é válida em toda a nação. Até mesmo nas regiões mais afastadas, comunidades ribeirinhas ou indígenas. As urnas chegam nesses locais para que no mesmo dia sejam definidos os representantes municipais.

Ainda não foi divulgado o calendário oficial das eleições 2020, mas com base na organização dos anos anteriores é possível ter ideia de quando acontecerá a primeira fase:

  • Data do primeiro turno: 04 de outubro, primeiro domingo do mês.

Data das eleições 2° turno 2020

Não são todas as cidades do Brasil que precisarão se organizar para a data das eleições 2° turno 2020. No ano de 2012, por exemplo, dos mais de 5 mil municípios apenas 50 tiveram segundo turno.

✓ Confira as novas datas do calendário Bolsa Família 2020

Isso acontece porquê é necessário cumprir com as regras previstas na Constituição Federal para que seja autorizada nova eleição.

Mais um turno é necessário apenas quando há empate entre candidatos, muito comum na eleição para presidente da república e governador do estado. Na votação municipal, a segunda votação é feita apenas para prefeito e vice.

Os vereados mais votados ocupam automaticamente o cargo. Outra regra é que apenas as cidades com mais de 200 mil moradores realizam o segundo turno, caso o candidato não tenha mais que a metade de votos válidos.

Nesses casos, cumprindo todas as regras para uma nova eleição. O calendário indica a realização desse processo em:

  • Data do segundo turno: 25 de outubro de 2020, último domingo do mês.

Calendário com data das eleições 2020

Quando o TSE fizer a divulgação oficial do calendário com data das eleições 2020, esse artigo será atualizado com as informações mais recentes.

✓ Confira as novas regras de aposentadoria 2020

Por enquanto, baseados nos dias em que o primeiro e segundo turno deverão acontecer. Fica organizado o cronograma, da seguinte forma:

Primeiro turno:

  • 1/4/2020 – TSE começa a divulgar e fazer propaganda institucional no rádio e na televisão;
  • 5/7/2020 – Os políticos que terão seu nome indicado pelo partido, podem começar a fazer propaganda intrapartidária;
  • 31/8/2020 – Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão;
  • 3/10/2020 – Fim da propaganda eleitoral.

Segundo turno

  • 6/10/2020 a partir das 17h – Início a propaganda eleitoral gratuita;
  • 24/10/2020 – Fim da propaganda eleitoral gratuita através do rádio e televisão.

Adicionar Comentário