EJA 2020: Inscrições e Vagas

O ingresso na escola por meio do sistema EJA 2020 é a solução que muitos brasileiros encontram de não abandonar os estudos, ou, de retornar para a escola. Todos os estados obrigatoriamente oferecem o EJA 2020, normalmente nas escolas de administração estadual. As vagas são reduzidas e acirradas, por isso é importante fazer sua matrícula o quanto antes.

EJA 2020

EJA 2020

Como funciona o EJA 2020?

A modalidade de ensino da Educação para Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivo resgatar de volta à escola aqueles que abandonaram os estudos. E dar a oportunidade para que essas pessoas iniciem ou concluam o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Para isso, as escolas estaduais e/ou escolas municipais, permitem que sejam ministradas aulas no período noturno aos estudantes do EJA 2020. Pois, é um turno que pode ser combinado com as atividades pessoais e profissionais.

Normalmente as aulas têm início às 18 horas e finalizam às 22:30 horas, com horário de intervalo. Nesse período os estudantes aprendem o conteúdo normal da série pretendida, o diferencial é que há possibilidade de término em menor tempo.

✓ Conheça as opções de estudos:

Reduzindo de dois para um semestre, por exemplo, quem precisa cursar o 2° e 3° ano do Ensino Médio para concluir a fase, pode fazer cada série em um semestre e finalizar as duas no fim do ano. Conforme organização de cada estado.


Quem pode se inscrever no EJA 2020?

Além de um sistema de ensino diferenciado, com turno e programação adaptável aos alunos. O EJA ainda é fonte para a criação de polos educacionais especializados em jovens e adultos e da prova do Encceja.

O Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja) é aplicado todos os anos no mês de agosto, de forma gratuita. E emite o diploma do Ensino Fundamental ou Ensino Médio para aqueles que pontuarem dentro do limite de satisfação.

Tanto para a prova como para o ingresso na escola, quem pode se inscrever no EJA 2020 são:

  • Ensino Fundamental: pessoas acima dos 15 anos;
  • Ensino Médio: pessoas acima dos 18 anos.

Vagas para o EJA

Na maior parte dos casos, as escolas abrem novas vagas para o EJA no início de cada semestre. Em janeiro depois no mês de junho, os interessados devem comparecer até o local para realizar a matrícula.

Descubra ótimos programas educacionais presentes no estado de São Paulo

Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais, e provar que não têm condições de serem inseridos no horário tradicional do ensino regular. A própria escola fará considerações sobre as suas regras de ingresso.

As oportunidades são acirradas, porque o número de alunos por turma costuma ser de até 30 pessoas. E a capacidade de atendimento vai depender da estrutura da unidade escolar.

Meses antes do período de matrícula é interessante comparecer até o local para que todas as informações sejam fornecidas.


Inscrições EJA 2020

As inscrições EJA 2020 acontecem exclusivamente na unidade de ensino que oferece a modalidade. Para se matricular é preciso comparecer o quanto antes até o local e apresentar os documentos necessários.

✓ Participe dos programas:

Informações importantes sobre os requisitos para matrícula serão pregadas no mural da unidade escolar. O ideal é verificar diretamente com a escola o calendário, documentos e exigências do processo de inscrição.

Inscrições EJA 2020

São considerados documentos importantes para conseguir a matrícula, os seguintes:

  • Documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte);
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Histórico escolar;
  • Foto 3×4;
  • Documentos pessoais do responsável pelo aluno menor de 18 anos.

Em alguns caso pode ser exigido registro na carteira para explicar a necessidade de estudar no período noturno.

Adicionar Comentário