ENCCEJA 2020: Inscrição, Passo a Passo e Datas das Provas

O ENCCEJA 2020 é uma criação do Governo Federal, com gerenciamento do MEC e parceria com o INEP. A prova do ENCCEJA 2020 permite a concessão de diploma para o Ensino Fundamental e Ensino Médio aos brasileiros que não concluíram essa fase no tempo comum.

ENCCEJA 2020

ENCCEJA 2020

Conheça o ENCCEJA!

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é uma prova aplicada uma vez ao ano, com o objetivo de aumentar a escolaridade dos brasileiros.

Aqueles que não conseguiram concluir as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio na idade correta, podem prestar o exame para buscar pelo diploma. As notas precisam ser superiores a 100 pontos nas provas objetivas e mais que 5 na redação.

ENCCEJA

O exame é feito em agosto, dividido em dois períodos. Entre às 9h e 13h, e em seguida das 15h30 até às 20h30. Ao todo, são 120 questões objetivas divididas em 30 questões para cada um dos 4 conteúdos trabalhados.

✓ Veja como participar do ENEM 2020

As disciplinas e assuntos solicitados no ENCCEJA 2020 são diferentes para cada um dos graus pretendidos. Considerando que o grau de complexidade do Ensino Fundamental não é o mesmo do Ensino Médio.


Quem pode se inscrever no ENCCEJA 2020?

As exigências e solicitações sobre quem pode se inscrever no ENCCEJA 2020 separam o público pelo grau de certificação pretendida. E englobam diferentes tipos de perfis brasileiros, de dentro ou fora do país.

Segundo o edital do exame, devem fazer a prova:

  • Pessoas com mais de 15 anos para o Ensino Fundamental;
  • Pessoas com mais de 18 anos para o Ensino Médio;
  • Presidiários que vivem em sistema prisional;
  • Brasileiros que residem no exterior.

ENCCEJA 2020 Datas das Provas

Durante a inscrição são fornecidas informações pessoais, socioeconômicas e que indicam qual o nível educacional que será disputado.


Calendário do ENCCEJA 2020

Toda a estrutura e as etapas da prova são pré definidas e divulgadas no calendário do ENCCEJA 2020. O ideal é que aqueles que desejam fazer o exame se antecipem sobre o funcionamento desse cronograma.

✓ Confira opções de cursos gratuitos:

Dificilmente o MEC vai alterar os dias que já tinha informado anteriormente. Apenas em casos em que acontece algum erro no sistema durante as inscrições, ou alguma turbulência social que afete o dia da prova. Nessas exceções, os períodos podem ser modificados.

Para a última edição, o cronograma para os brasileiros residentes no país e que vivem em liberdade, foi:

  • Março: publicação do edital;
  • 20 a 31 de Maio: período para inscrições online;
  • 25 de agosto: aplicação da prova nas unidades credenciadas;
  • Setembro: divulgação dos resultados individuais.

Inscrições ENCCEJA 2020

Durante o período divulgado no calendário, os interessados poderão acessar a página na internet das inscrições ENCCEJA 2020. No portal devem ser inseridos dados de identificação.

Também será preciso criar um login e senha que servirá para acesso no site, e mais tarde, para a consulta dos resultados. Siga abaixo o passo a passo e aprenda como se inscrever:

  • Em seguida, preencha os dados solicitados e selecione”Enviar” para dar início ao cadastro;

Preencha cada um dos dados solicitados, por etapa.


Resultados ENCCEJA 2020

A consulta dos resultados ENCCEJA 2020 é feito no mesmo portal em que a inscrição foi realizada. Identificando o usuário com os dados solicitados, e conferindo se conseguiu a pontuação necessária para o diploma.

Caso tenha conquistado mais do que 100 pontos em cada prova objetiva, e mais que 5 na redação. O participante pode emitir seu certificado de conclusão.

Durante a inscrição é necessário informar o local que deseja retirar o diploma. Entre as alternativas estão instituições federais ou Secretaria Estadual da Educação.

Adicionar Comentário