ENEM 2020: Edital, Inscrições, Cronograma, Isenção e Resultados

A prova mais importante do país é o ENEM 2020. Produzido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Inep. O ENEM 2020 dá direito a participação em diversos programas de estudos que também são criados pelo Governo Federal. E ainda, pode substituir o vestibular de universidades privadas. Entenda melhor nesse artigo.

ENEM 2020

ENEM 2020

Sobre o ENEM 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é produzido e aplicado uma vez por ano. O propósito é avaliar as competências e habilidades dos jovens e adultos brasileiros.

Quem participa do ENEM 2020 cursando a 1° ou 2° série do Ensino Médio, utiliza a nota apenas para autoavaliação. Pois, não pode iniciar a graduação no ano seguinte.

enem

Enquanto isso, os estudantes do 3° ano do Ensino Médio poderão, através dos seus pontos, conseguir uma vaga na universidade. Tanto as redes públicas como as redes privadas ficam disponíveis para esse método de acesso.

O ENEM é feito em dois domingos consecutivos, em novembro. No ano seguinte, os participantes poderão se inscrever em programas como:

  • SISU: para ingresso em universidades públicas;
  • PROUNI: para bolsas de estudos parciais ou integrais em universidades particulares;
  • FIES: para financiamento de cursos em universidades particulares.

✓ Confira também, outros detalhes do PRONATEC 2020


Cronograma ENEM 2020

No início do ano o Inep já divulga o cronograma ENEM 2020. Pois, é neste calendário que estão todas as informações sobre as etapas que compõem a prova.

Os candidatos precisam estar atentos aos períodos para a realização de cada uma das fases, porque dificilmente as datas são estendidas ou alteradas. Atualmente, o calendário informa:

  • Março: publicação do edital;
  • Abril: solicitação da isenção da taxa de inscrição;
  • 06 a 17 de Maio: inscrições;
  • Outubro: divulgação do cartão de confirmação;
  • Dois primeiros domingos de Novembro: realização da prova;
  • Janeiro: divulgação dos resultados.

Prova do ENEM 2020

Por se tratar de um vestibular muito extenso, a prova do ENEM 2020 foi dividida em dois domingos consecutivos. Anos atrás, a realização era no sábado e domingo do mesmo fim de semana.

✓ Saiba como ter sua CNH Social 2020

No primeiro dia os candidatos terão 5h30 para concluir todas as 90 questões e a redação. Para o domingo seguinte ficam disponíveis 5 horas para outras 90 questões.

O MEC separou o conteúdos da seguinte forma:

Dia 1:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 45 questões;
  • Redação: dissertação de até 30 linhas;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões.

Dia 2:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões;
  • Matemática e suas Tecnologias: 45 questões.

A prova é aplicada no período da tarde, a partir das 13h30 horário de Brasília. Os portões se abrem às 12h e se fecham impreterivelmente às 13h.


Inscrições ENEM 2020

As inscrições ENEM 2020 acontecem no mês de Maio. Todos os brasileiros que cursam acima do 1° ano do Ensino Médio, ou que já tenham concluído essa etapa, podem participar.

✓ Confira as novidades do Seguro Desemprego 2020

O processo é feito via internet, em um sistema próprio para o cadastro. Será preciso criar um login e senha que servirão como fonte de acesso para outros programas do Governo Federal.

Inscrições ENEM 2020

Depois de se inscrever o portal vai gerar o boleto referente a taxa de inscrição, no valor de R$85. O pedido de isenção da taxa de inscrição ENEM 2020 é feito antes mesmo do período de inscrição, pois pede análise de cada caso

Estudantes da rede pública de ensino, bolsistas integrais da rede particular, e pessoas que vivem em baixa renda têm direito ao pedido.

Aprenda abaixo como se inscrever para a prova:

  • Acesse o portal de inscrição do ENEM, selecione o ícone solicitado pela secretária eletrônica. Em seguida, informe seu CPF e inicie seu cadastro.

O resultado ENEM 2020 pode ser consultado nesse mesmo painel. As notas são definidas por conteúdo aplicado, mais a redação. E o conceito final é a média entre eles.

Adicionar Comentário