Exame OAB 2019: Calendário OAB, Inscrição, Prova

Para aqueles que vão realizar o Exame OAB 2019, é de suma importância que estejam por dentro de todas as informações referentes ao mesmo. Sabemos que a OAB é de nível alto, onde milhares de pessoas formadas no curso de Direito tentam ser aprovados para que assim, possam exercer o cargo. Aqui neste post você confere todas as informações sobre o Exame OAB 2019!!! 

 

Exame OAB 2019

Exame OAB 2019

 

OAB 2019 

A Ordem dos Advogados do Brasil, que tem como sua sigla OAB, é o órgão que define todas as regras para o exercício profissional da advocacia no nosso país. 

Para que o graduado no curso de Direito possa exercer essa profissão, o mesmo deverá realizar o Exame OAB 2019. Esse exame é dividido em duas fases, sendo ambas de caráter eliminatório, se tornando bastante temido por sua severidade nas questões. 

Abaixo você confere mais informações sobre!


Como funciona o Exame OAB 2019?

O Exame OAB 2019, assim como nos anos anteriores será realizado três vezes no ano, sendo composto por duas fases: Objetiva e Prático Profissional. Ambas as fases são realizadas em datas diferentes, por isso, é de suma importância estar atento ao calendário da OAB, e claro, fazer um planejamento para que assim possa obter bons resultados. 

Veja a seguir, como funcionam as duas fases do Exame OAB 2019:

1º Fase

Prova Objetiva: Esta primeira fase é composta por 80 questões, todas elas de múltipla escolha.
Os conteúdos cobrados na prova objetiva são:

  • Direitos Humanos;
  • Código do Consumidor;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Internacional;
  • Filosofia do Direito;
  • Código de Ética e de Disciplina Da OAB;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito Do Trabalho;
  • Direito Tributário.

Uma fase está ligada a outra, então, você deve acertar no mínimo 50% da prova, cada uma vale 1 ponto , para conseguir aprovação e então fazer a segunda fase. 

2º Fase

Prático Profissional: Nessa segunda fase, os formandos no curso de Direito deverão fazer uma redação somada a uma peça processual, além de quatro questões que são em forma de situação-problema, onde se relacionam com a área escolhida pelo próprio bacharel no ato da inscrição: administrativo, civil, constitucional, do trabalho, empresarial penal ou tributário.

 


Inscreva-se no Exame OAB 2019 

Como já mencionamos neste post, o Exame OAB 2019 acontece três vezes ao ano. No entanto, a data para a abertura deste processo ainda não foi divulgada. Assim que obtivermos essa informação, voltaremos a atualizar este post! 

Para se inscrever, basta apenas seguir as instruções abaixo:

Passo 1 

Acesse o site oficial da OAB ➟ Clicando aqui.

Passo 2 

Nesta página, defina o tipo de exame no qual você deseja realizar. Além disso, informe o estado em que você reside;

Passo 3

Agora, preencha corretamente o formulário com todos os dados solicitados pela página.

Passo 4 

Para finalizar, confirme sua participação. 

Lembrando que será necessário pagar a taxa de inscrição, para que assim você possa realizar o Exame OAB 2019! O valor da taxa ainda não foi definido pela banca. 


Resultado do Exame OAB 2019 

O resultado do Exame OAB 2019 é divulgado meses depois da realização das provas. Mas antes disso você pode conferir o gabarito para ter noção de como foi sua participação. 

 

A data para a divulgação do resultado da OAB 2019 ainda não foi informada pelo órgão. Porém, sabemos que essa informação pode ser consultada por meio do site oficial da FGV. 

Acesse aqui.


Informações para contato

 

Adicionar Comentário