IPVA 2019: Tabela, Pagamento, Estados

O IPVA 2019 é um imposto pago por proprietários de veículos automotores. Mas, você conhece como funciona este tipo de tributo? É importante ficar atento a todas as informações relacionadas ao IPVA 2019 para realizar o seu pagamento em dia e evitar complicações e ilegalidades do seu veículo. Cada estado tem suas organizações e funcionamentos, as principais informações você encontra neste artigo!

IPVA 2019

IPVA 2019

O que é o IPVA 2019?

Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é um tributo que deve ser pago por proprietários de veículos automotores de uso terrestre, como:

  • Automóveis;
  • Motocicletas;
  • Caminhões;
  • Ônibus.

A cobrança é feita anualmente e a taxa deve ser custeada, na maioria das vezes, nos primeiros meses de cada ano. O IPVA é um imposto de pagamento obrigatório, estar inadimplente pode causar multa e infração, suspendendo a legalidade da transição do veículo pelas ruas.

✓ Saiba os novos valores do Seguro DPVAT 2019!

O valor arrecadado é dividido entre o estado e município em que o automóvel foi emplacado, e não necessariamente é destinado a melhorias em rodovias, estradas ou no trânsito em geral, quem decide sobre o seu uso é o governo municipal e estadual.


Valor IPVA 2019

Para calcular o valor IPVA 2019 é levado em conta o valor venal do veículo, quer dizer, seu valor de revenda. Este preço é atualizado anualmente e anunciado meses antes da distribuição do imposto. O cálculo e relação de valores é divulgado através da tabela FIPE.

✓ Veja como conseguir a sua CNH Social 2019!

De acordo com essa informação que vale para o território nacional, cada estado determina uma alíquota que deve ser multiplicada pelo valor venal do automóvel, e então fica determinado o preço do IPVA. Por exemplo:

  • valor venal do automóvel x alíquota = IPVA 2019;
  • exemplo: 35.000 x 4% (0,04) = R$1.400.

Veja como ficou decidido o valor da alíquota de acordo com alguns estados brasileiros. Lembrando que estas informações são referentes a 2018, para 2019 podem haver reajustes.

São Paulo:

  • Veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis e picapes cabine dupla: 4%;
  • Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás: 3%;
  • Ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares: 2%;
  • Caminhões: 1,5%.

Alagoas:

  • Veículos em geral: 3%.

Espírito Santo:

  • Carros de passeio, caminhonetes e embarcações: 2%;
  • Ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores 1%.

Sergipe:

  • Veículos e utilitários 2,5%;
  • Veículos acima de R$ 120 mil: 3%.


Pagamento IPVA 2019

A realização do pagamento IPVA 2019 pode ser feita, na maioria dos estados, em cota única ou com parcelas que variam de acordo com cada legislação. Normalmente quem realiza o pagamento de uma só vez recebe descontos significativos. Quem opta pelo parcelamento não consegue este benefício.

✓ Saiba como estudar pelo simulado DETRAN 2019!

Para consultar o valor que deverá pagar no IPVA 2019 basta acessar o site do DETRAN do seu estado ou da Secretaria da Fazenda. Para ter essa informação é necessário inserir o número de RENAVAM e placa do veículo.

A maior parte dos bancos aceitam o pagamento do imposto, inclusive postos autorizados e casas lotéricas. Mas, o ideal é confirmar com algum funcionário se a agência realiza este tipo de serviço.


Tabela IPVA 2019

A organização dos pagamentos são feitos através da tabela IPVA 2019, ela funciona como um cronograma que contém as datas de vencimento de cada parcela ou da cota única, com base no último número da placa do automóvel.

Essas informações são divulgadas pelo DETRAN e pela Secretaria da Fazenda dos estados brasileiros. É importante estar atento a esse item para não se perder nas finanças.

Veja alguns exemplos da tabela IPVA 2019 de algumas regiões, as datas são para o ano de 2018, mas poucas mudanças devem ser feitas para 2019, principalmente referente aos meses de início do pagamento:

Rio de Janeiro:

Bahia:

Santa Catarina:

Tocantins:

Goiás:

Adicionar Comentário