IPVA 2020: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela IPVA 2020, AQUI

Um dos impostos mais importantes cobrados sobre os veículos é o IPVA 2020. Aplicado todos os anos, válido em todo o país e considerado de caráter obrigatório. O IPVA 2020 deve ser quitado regularmente por aqueles que possuem um automóvel. Evitando cobranças adicionais, referente a multas e juros.

IPVA 2020

IPVA 2020

Entenda o IPVA!

Fazendo parte da legislação de todos os estados do Brasil, e do Distrito Federal. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é obrigatório no país.

Todos os anos, aqueles que possuem qualquer tipo de veículo automotivo devem quitar o imposto. As guias de recolhimento são entregues no endereço dos proprietários, ou emitidas no site do DETRAN.

O valor, pagamento e toda a organização do tributo são diferentes para cada região. Pois, dependem do gerenciamento individual da Secretaria Estadual da Fazenda.

Quando poderei me aposentar? Veja como calcular!

Do total arrecado, que normalmente gera milhões, uma porcentagem é destinada aos cofres do Governo do Estado. E a outra parcela deve ser encaminhada ao município em que o veículo foi emplacado.


Valor IPVA 2020

Poucas pessoas sabem que a quantia arrecada com o valor do IPVA 2020 não é destinada apenas para verbas do trânsito. Mas, também fazem parte dos recursos voltados a educação, saúde, segurança e infraestrutura.

Para que seja definido o preço do tributo é preciso fazer um cálculo válido em todos os estados:

  • Valor de mercado do veículo x alíquota do estado = IPVA.

Esse preço referente ao mercado, fica instituído na tabela FIPE. Todos os anos essa quantia é atualizada, considerando o modelo do carro, ano de fabricação e suas especificações mecânicas.

✓ Saiba as vantagens que você tem com o portal Meu INSS 2020

A alíquota também pode receber algum tipo de acréscimo. Hoje, a maior quantia é de 4% para estados como São Paulo e Rio de Janeiro. E de 2% para Santa Catarina. Esse peso pode se modificar conforme a categoria do automóvel: carros, motos ou caminhões.


Pagamento IPVA 2020

A forma como pode ser feito o pagamento IPVA 2020 depende da Secretaria Estadual da Fazenda. Na maioria dos estados é permitido a concessão de descontos para quem quitar o débito à vista, em uma única parcela.

Essa redução deve ser de em média 10%. Algumas regiões podem oferecer mais ou menos do que isso. Também existe a possibilidade de parcelar o valor total do tributo.

As parcelas são de em média três a seis cotas, consecutivas. Cabe ao próprio contribuinte considerar qual das opções de quitação são mais vantajosas.

✓ Acompanhe as novidades do Salário Mínimo 2020

Caso deixe para fazer o pagamento até a data limite do licenciamento, pode haver a necessidade de quitar o valor de forma integral e com juros.


O que é a tabela IPVA 2020?

A criação da tabela IPVA 2020 é uma iniciativa de todos os estados. A ideia é organizar os dias em que devem ser feitos o pagamento conforme o último número da placa do veículo.

Evitando super lotação em agências bancárias, e permitindo mais facilidade no momento de quitar seu débito. A tabela pode ser consultada no site do DETRAN, acessando um endereço como:

  • www.detran.sigladoestado.gov.br.

A tabela informa o mês em que devem iniciar os pagamentos dos veículos terminados no número indicado. Após o período informado, caso não haja quitação o veículo passa a circular no país de forma ilegal.


Consultar IPVA 2020

Para verificar a quantia que deve ser paga de imposto, e emitir o boleto dos débitos de veículos 2020. O contribuinte pode acessar tanto o site do DETRAN como da Secretaria Estadual da Fazenda.

✓ Confira as novidades da tabela INSS 2020

Aprenda como normalmente é feito o processo, usando como exemplo o estado da Bahia.

  • Acesse o site do DETRAN e na primeira página escolha “Licenciamento”;

Consultar IPVA

  • Leia mais a respeito desse imposto, e para dar continuidade clique em “Serviço Online”;

Consultar IPVA

  • Informe o número de Renavam, e o sistema vai fazer a relação dos débitos. Incluindo o IPVA.

IPVA

Adicionar Comentário