IRPJ 2020: Imposto de Renda Pessoa Jurídica, Como DECLARAR

Todas as empresas brasileiras devem realizar o IRPJ 2020. O intuito é que a Receita Federal passe a conhecer quais foram as ações de compra e venda dessas redes. Declarando corretamente o IRPJ 2020, a marca não cai na malha fina e confirma que todos os devidos impostos foram pagos. Deixando o seu CNPJ regular com o Governo Federal.

IRPJ 2020

IRPJ 2020

Imposto de Renda Pessoa Jurídica

Todos os anos, assim como qualquer cidadão, as empresas devem realizar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), e fazer o pagamento da taxa.

✓ Saiba mais sobre o IRPF 2020

A ideia é que a Receita Federal cobre uma porcentagem sobre os ganhos da rede. Um tributo válido em todo o país, e que deve ser obrigatoriamente pago.

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ 2020)

Deixar de entregar a declaração ou de pagar o valor referente ao imposto, torna a empresa inadimplente com a Receita, além de ser considerada sonegadora de impostos. Somando uma série de complicações, que pode ser classificada como crime.

O valor do imposto é cobrado o sobre o lucro da empresa. E o pagamento pode ser feito de forma anual, ou trimestralmente. Saiba mais clicando aqui!


Quem deve declarar o IRPJ 2020?

De acordo com a legislação aplicada sobre o tributo, quem deve declarar o IRPJ 2020 são:

  • Todas as médias e grandes empresas que estão registradas na Receita Federal, independente do rendimento anual.

Isso significa que estão isentos do pagamento e da declaração do imposto, as micros e pequenas empresas. Estas, embora possuam número de CNPJ, devem pagar e informar os ganhos no Documento de Arrecadação do Simples (DAS).

Quem deve declarar o IRPJ 2020?

Este é um formulário dedicado a esses tipos de empresa, por exemplo, para os proprietários do MEI. Que devem realizar o preenchimento da declaração do DAS e fazer a contribuição que pode ser mensal.

✓ Veja também, os calendários dos benefícios:

Enquanto isso, as grandes empresas que possuem registro na Receita devem obrigatoriamente informar suas relações de lucro e os gastos do período informado.


Valor do IRPJ 2020

A quantia que vai ser paga de Imposto de Renda depende do ganho da empresa. Pois, existe uma alíquota cobrada sobre o rendimento da marca e que influencia no valor do IRPJ 2020.

A tabela do IRPJ 2020 indica a cobrança com base em:

  • 15% sobre o lucro apurado, com adicional de 10% sobre a parcela do lucro maior do que 20 mil reais ao mês;
  • 6% sobre o lucro inflacionário. Dedicado a empresas de: serviços públicos, telecomunicações, saneamento básico e transporte coletivo.

O lucro é dividido em três categorias e depende do ganho de cada contribuinte:

  • Lucro real: adotado pela maioria das empresas, e obrigatório para quem atua no segmento econômico;
  • Lucro presumido: feito por empresas cujo rendimento seja de 4 milhões de reais a 78 milhões de reais. Permitindo que a empresa estimule o ganho do período com base no faturamento;
  • Lucro arbitrado: adotada pela própria Receita Federal, em que o órgão público apura o faturamento obtido. Normalmente é usado em caso de suspeita de fraudes.

Valor do IRPJ

O cálculo dos rendimento pode ser de um período único, em que o pagamento também será em uma cota. Ou, dividido trimestralmente, considerando: 31 de março, 31 de junho, 31 de setembro e 31 de dezembro. A contribuição será paga em parcelas.


Como declarar o IRPJ 2020

A declaração do Imposto de Renda também segue a ordem dos pagamentos. Isto é, pode ser feita de uma só vez ou dividida por trimestre.

✓ Saiba o que mudou no Seguro Desemprego 2020

O proprietário da empresa pode não saber como declarar o IRPJ 2020, e o conselho da própria Receita Federal é que um profissional de ciências contábeis realize esse processo. Um contador que presta serviços para a empresa.

No documento será preciso informar todas as ações de vendas, lucros e ganhos da marca. Bem como, os gastos com funcionários, aluguel e despesas gerais.

O programa para a realização desse processo deve ser baixado no site da Receita, e para iniciar a declaração é necessário criar um cadastro para a empresa.

 

Adicionar Comentário