OAB 2020: Prova, Calendário OAB e Edital

Depois de cursar cinco anos de direito, o estudante precisa comprovar seus conhecimentos por meio da prova da OAB 2020. O exame é exigido para todos aqueles que desejam exercer sua função inicialmente como advogado. São pelo menos três provas da OAB 2020 aplicadas por ano, a fim de dar mais oportunidades de classificação e dividir a demanda de inscritos.

OAB 2020

OAB 2020

OAB 2020

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é um conselho que registra e fiscaliza todos os profissionais que podem exercem a função de advogado.

Para ser incluso na Ordem é necessário que o estudante bacharel em direito realize e seja aprovado na prova da OAB, testando seus conhecimentos e confirmando aptidão em exercer o ofício. A estrutura da prova é organizada pelo conselho.

inscrições oab 2020

São aplicadas três provas por ano em todos os estados brasileiros e contando com o mesmo formato. Dividida em duas fases, a primeira para conhecimentos gerais do direito e a segunda sobre conhecimento específico.

Descubra ótimos programas educacionais presentes no estado de São Paulo

A realização do exame é pago, mas cabe pedido de isenção. As inscrições são feitas de maneira online, e caso não seja aprovado o bacharel pode se inscrever a cada nova edição do exame até que consiga a classificação.


Calendário prova OAB 2020

As principais datas do calendário prova OAB 2020 são do início do processo de inscrição e da realização da prova. Todas essas informações ficam disponíveis no edital e precisam ser seguidas corretamente pelo candidato.

Com base na última edição do exame, realizada em 2019, veja em quais datas ocorrem as etapas de destaque em cada edição do ano:

Prova 1:

  • Inscrições: 24/01 a 02/01;
  • Provas: 17/03 primeira fase e 05/05 segunda fase.

Prova 2:

  • Inscrições: 03/05 a 10/05;
  • Provas: 30/06 primeira fase e 18/08 segunda fase.

Prova 3:

  • Inscrições: 22/08 a 30/08;
  • Provas: 20/10 primeira fase e 01/12 segunda fase.

Edital da prova da Ordem dos Advogados 2020

O edital da prova da Ordem dos Advogados 2020 é um documento muito importante. É nele que estão todas as informações sobre a estrutura de aplicação do exame, as principais datas, conteúdos e correção.

✓ Saiba qual a diferença entre curso profissionalizante e curso técnico

Por isso, é imprescindível ler com atenção todos os seus dados. Sua postagem é feita no portal FGV, acesse a página com todas as edições por aqui.

provas da oab 2020

Depois de escolher a edição que deseja ter mais informações, será preciso filtrar a pesquisa por estado. Por fim, o sistema traz a relação de todas as etapas da prova e tem como primeira publicação o edital.


Prova da Ordem 2020

Os candidatos precisarão passar por duas fases da prova da Ordem 2020 para conseguir seu certificado. O primeiro exame é estruturado com 80 questões objetivas e de múltipla escolha, de caráter eliminatório.

✓ Veja as novas opções de financiamento do FIES 2020

Para aprovação e classificação na segunda fase é necessário acertar pelo menos 50% do exame, quer dizer, 40 questões. A fase seguinte é mais complexa e depende do conhecimento específico do candidato.

Durante a inscrição será preciso escolher qual eixo do direito gostaria de resolver uma situação problema escrevendo uma peça. São opções:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Tributário.

Além de criar uma peça que vale até 5 pontos, a prova ainda conta com quatro questões discursivas valendo 1,25 cada uma. Para ser aprovado é preciso conquistar no mínimo 6 pontos.

Cada uma das fases têm duração de 5 horas, iniciando o exame a partir das 13h e finalizando às 18h. A divulgação dos locais de prova é feita com 15 a 20 dias de antecedência.


Inscrições OAB 2020

As inscrições OAB 2020 acontecem de maneira online, no portal:

Podem realizar o exame estudantes do último ano do curso do direito, que cursam entre o 9° e 10° semestre. E aqueles que já concluíram o curso.

Quem for aprovado na primeira fase e não conseguir aprovação na etapa seguinte, pode se cadastrar apenas para o exame dissertativo.

A taxa de inscrição é de R$260,00 e cabe recurso para isenção do valor, todas as informações sobre esse processo estão no edital.

Durante o cadastro será preciso informar dados pessoais, escolher cidade de prova e área para solução da segunda fase.

Adicionar Comentário