Portal da Transparência: Guia Completo de Como Utilizar

O Portal da Transparência foi criado para ajudar o governo a fiscalizar onde são aplicados os diversos recursos públicos federais. Essa fiscalização ocorre em parceria com o cidadão que tem acesso total ao Portal da Transparência. Ficou curioso de como utilizar esse recurso? Leia mais o nosso blog e saiba todas as informações.

Portal da Transparência: Guia Completo de Como Utilizar

Portal da Transparência: Guia Completo de Como Utilizar

Criado em 2004 pela Controladoria Geral da União, o Portal da Transparência tem o objetivo de aumentar a transparência da gestão pública, possibilitando que cidadãos acessem a acompanhem onde são gastos os recursos públicos federais. Tendo um canal assim, acredita-se que a corrupção nos órgãos do governo possa diminuir. Saiba também os detalhes do PRONATEC 2016.

O Portal da Transparência possui uma infinidade de pesquisas que podem ser realizadas tornando o site um pouco complexo. Pensando nisso, trouxemos informações sobre o Guia Completo que também pode ser identificado como um Manual Prático de como utilizar o portal.

No centro da página, encontram-se todas as principais categorias do site como Despesas, Convênios, Servidores, CEPIM, CEIS e Receitas. Cada página possui especialidades específicas, além de um menu do lado esquerdo com diversos outros serviços disponíveis.

Portal da Transparência: O que você encontra?

Como dissemos, existem diversas pesquisas que podem ser realizadas no Portal da Transparência.

Você encontra uma infinidade de informações no portal que podem ser úteis para você. O portal permite diversas pesquisas. Veja algumas logo abaixo:

  1. Despesas – Transparência de todos os gastos diretos do governo federal e algumas transferências de recursos;
  2. Receitas – Todas as receitas previstas e realizadas pelo Governo Federal;
  3. Convênios – Acesso a todas as informações de convênios firmados pelo governo federal;
  4. CEIS – O CEIS é uma das pesquisas mais acessadas: CEIS significa Cadastro de Empresas Idôneas e Suspensas;
  5. Servidores – Situação dos funcionários públicos do Poder Executivo Federal;
  6. Aprenda mais – Nesta seção você encontra informações úteis de como utilizar o Portal da Transparência como Manual, Glossário, Fale Conosco e Controle Social.

2

Como você pode ver, diversos tipos de prestações de contas podem ser encontrados no Portal da Transparência.

Informações a respeito de transferências de recursos para municípios, pessoas jurídicas, estados e até transferências realizadas para pessoas no exterior podem ser encontradas. Gastos diretos do governo federal com compras governamentais e contratação de obras são as informações mais buscadas por quem acessa o portal.

Dados detalhados sobre execução financeira e orçamentária são atualizados diariamente. Uma lista de empresas sancionadas também pode ser encontrada no Portal.

O usuário que acessar o Portal da Transparência também pode consultar informações sobre funções, cargos e situações funcionais de servidores e agentes públicos. Também é possível ver uma relação das entidades e órgãos do governo que possuem suas próprias páginas de transparência pública.

Além disso, o portal também exibe um total de gastos mensais da União e a quantidade de informações registradas até aquele momento.

3

Portal da Transparência: Guia Completo

O Guia Completo – ou Manual Prático – foi criado pelo governo e está disponível online.

Clique aqui para consultar o Manual Prático do Portal da Transparência

O Manual detalha todas as informações e pesquisas que podem ser realizadas no Portal, tornando as consultas muito mais fáceis.

Adicionar Comentário