PROUNI 2019: Inscrições, Cronograma, Resultado

Todos os anos milhares de jovens e adultos estudantes são contemplados com bolsas de até 100% pelo Programa Universidade para Todos – PROUNI 2019. Esse programa tem como seu principal objetivo, integrar pessoas de baixa renda no ensino superior. Para mais detalhes do PROUNI 2019, siga conosco! 

PROUNI 2019

PROUNI 2019

 

PROUNI 2019 

Criado em 2004 pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da educação (MEC), o Prouni é um programa que disponibiliza bolsas de estudos parciais e até mesmo integrais nas mais diversas instituições do ensino superior espalhadas por todo o país. 

✓ Veja como se inscrever no FIES 2019!

Com o Prouni milhares de jovens e adultos já foram contemplados com essas bolsas, tendo a oportunidade de fazer o curso que mais se encaixa no seu perfil profissional e assim, ingressar no mercado de trabalho brasileiro. 

As inscrições para o PROUNI 2019 são realizadas duas vezes ao ano, ocorrendo uma no primeiro e outra no segundo semestre. 

✓ Veja como realizar a inscrição PRONATEC 2019!

Porém, para se candidatar à essas vagas, os interessados devem se encaixar nos critérios de avaliação impostos pelo próprio programa. Abaixo, você confere mais sobre! 


Como funcionam as bolsas do PROUNI 2019?

Diferentemente do SISU, além das bolsas de 100% os inscritos no programa podem concorrer também à bolsas de 50%. Ou seja, você pode ser contemplado com bolsas de estudo de 100% não arcando com custo algum das mensalidades de seu cursou, ou pode ganhar desconto de 50% no valor de sua mensalidade. 

Abaixo, confira detalhadamente:

  • Bolsas Integrais: 100% de desconto no valor total das mensalidades;
  • Bolsas Parciais: 50% de desconto no valor total das mensalidades.


Quem pode se inscrever no PROUNI 2019?

O PROUNI 2019 estabelece seus critérios de avaliação, onde apenas os estudantes que estiverem encaixados nesses critérios poderão se inscrever no programa e assim, solicitar a bolsa de estudo.

A seguir, reunimos todos os requisitos impostos pelo Prouni:

  • O aluno deve ter estudado o ensino médio completo em escolas públicas de ensino ou em escolas privadas através de bolsas de estudos;
  • Ser deficiente;
  • Ser professor de escolas públicas ou ter exercido a sua docência na educação básica e ter feito parte do quadro de pessoal definitivo da instituição pública e pode concorrer as bolsas nos cursos de licenciatura;
  • O aluno ainda precisa ter feito 450 pontos de média em cada uma das cinco provas e a redação jamais pode ter sido zerada.

Inscreva-se no PROUNI 2019 

As inscrições para o PROUNI 2019 serão abertas duas vezes no ano: uma no primeiro semestre, e outra no segundo semestre do ano. 

✓ Veja como se inscrever no Educa Mais Brasil 2019!

Este procedimento é bastante simples de ser realizado, funcionando da seguinte forma:

  • Acesse o site oficial do Prouni → Clicando aqui.;
  • Selecione a opção “Fazer inscrição”;

  • Nesta página, informe os dados solicitados como:
    – Número de inscrição do ENEM;
    – Senha utilizada para acessar o portal do participante ENEM;
  • Digite o código de segurança apresentado e seja redirecionado para outra janela. 
  • Agora você deverá preencher corretamente ao formulário solicitado e finalizar sua inscrição. 

Lembrando: Você poderá escolher até duas opções de cursos! 


Notas de corte PROUNI 2019 

Enquanto as inscrições do PROUNI 2019 estiverem abertas, o sistema calcula automaticamente a nota de corte (a menor nota entre os já potencialmente pré-selecionados) pra cada ensino com  média da quantidade de bolsas prontas para os inscritos em especificado curso.

Essa nota de corte altera-se ao decorrer das notas dos novos concorrentes. Sendo assim, só depois de dois dias após o encerramento de inscrição será divulgado o resultado. 


Resultado PROUNI 2019 

Com o período de inscrições encerradas, será liberado o resultado PROUNI 2019

Para consultar esse resultado, o estudante deverá acessara mesma página na qual foi feita sua inscrição. Ou seja, a página oficial do Prouni. 

Acesse aqui

É importante salientar que, aqueles que não foram selecionados na primeira chamada, poderão se inscrever na segunda chamada que costuma acontecer na metade do ano. 

 

Adicionar Comentário