Qual a diferença entre curso profissionalizante e curso técnico

Cada formação possui suas próprias particularidades e por mais que algumas pareçam iguais, existirão algumas diferenças. Quem está buscando uma formação, já deve ter se perguntado qual a diferença entre um curso profissionalizante e um curso técnico. Para entender melhor os aspectos de ambos, continue lendo:

As modalidades de ensino abaixo estão sendo cada vez mais procuradas no mercado por promoverem capacitação de qualidade em pouco tempo. Além disso, existem muitos programas atuais que oferecem cursos gratuitos para estas modalidades.

As vantagens são muitas, mas é preciso conhecer bem as possibilidades antes de decidir qual a melhor opção para você. Por isso, confira a seguir quais as diferenças entre o curso técnico e o profissionalizante e descubra qual curso SENAC 2020 você fará:

Capacitação

Para cada tipo de capacitação, existirá um cursos cumprindo com as prioridades do aluno e este é o primeiro ponto para abordar as diferenças entre os cursos mencionados. Tanto o técnico quanto o profissionalizante oferecem capacitação para os estudantes, mas em modalidades de ensino diferentes.

Instituições

Por mais que você possa encontrar ambos os cursos na mesma instituição, existem aquelas voltadas mais para o ensino técnico do que outras. Como é o caso do PSG SENAC 2020em que as ofertas de curso gratuitos são em sua maioria para o nível técnico.

Duração

Outro ponto interessante é a carga horária das modalidades. O curso técnico pode durar entre 3 meses a até dois anos. Enquanto isso, o profissionalizante dura, em sua maioria, no máximo seis meses. Isto porque cada um terá um objetivo específico de preparação para o aluno.

Objetivo

O objetivo dos cursos também são distintos, pois o técnico está voltado para a preparação teórica e prática do estudante, enquanto o profissionalizante é voltado para aperfeiçoar as habilidades em uma área específica.

Requisitos

Dificilmente um curso profissionalizante terá algum tipo de exigência para classificar os alunos. Diferente do ensino técnico, que possui categorias de ensino como a formação continuada.

Certificado

Um dos aspectos mais distintos entre um curso e outro é a possibilidade de certificado. Como a capacitação é diferente, o certificado de conclusão também é. O ensino profissionalizante é considerado um curso livre, não necessariamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), portanto não emite diploma.

Trabalho de conclusão

Geralmente, o aluno do nível técnico precisa apresentar um trabalho de conclusão de curso ou cumprir com algumas horas de prática para a sua área. Bem, isto não acontece com o ensino profissionalizante, que permite a conclusão do curso sem esses tipos de avaliação.

Adicionar Comentário