Quando poderei me aposentar? Veja como calcular

A aposentadoria é um dos direitos mais importantes do brasileiro que trabalha pela CLT ou que contribui de alguma forma junto ao INSS. Mas com tantas mudanças acontecendo com a Previdência Social, resta a questão: quando serpa que você vai poder se aposentar?

 

A aposentadoria é um dos poucos recursos que permite uma maior tranquilidade para a melhor idade. O benefício é regidos por um regulamento muito específico que deve ser cumprido tanto pelo contribuinte quanto pelo órgão.

Para se aposentar através do INSS, o funcionário deve ter trabalhado de carteira assinada durante um determinado tempo. Uma outra opção, é o INSS individual, em que o contribuinte participa da porcentagem de forma voluntária e passa a ter direito ao benefício.

Muitas mudanças aconteceram após a Reforma da Previdência e os contribuintes precisam estar atentos Às novas regras da aposentadoria.

Em primeiro lugar, é necessário compreender as diferentes categorias de serviço em que a aposentadoria do brasileiro é subdividida. Veja abaixo, as contribuições de acordo com a tabela do INSS 2020:

Para trabalhadores regulares: A idade mínima para que as mulheres se aposentem é de 62 anos, enquanto para os homens é de 65 anos. O tempo de contribuição necessária é respectivamente de 15 e 20 anos.

Para professores: A idade mínima para se aposentar para professoras é de 67 anos e para professores de 60 anos. Ambos devem ter contribuído, pelo menos, 30 anos.

Para militares: O tempo limite para a transferência de reserva fica entre 50 e 70 anos, sendo necessário 35 anos de contribuição para homens e mulheres.

Como você pôde conferir acima, existem diferentes categoria para atender cada tipo de contribuinte. De acordo com as novas regras não haverá mais a possibilidade de aposentadoria apenas por tempo de contribuição, fiando anteriormente em 180 meses.

Sabendo disso, você pode calcular quando se aposentar a partir da tabela de contribuição INSSA tabela disponibiliza alguns dados sobre o tempo de serviço e as contribuições realizadas.

Além disso, você pode fazer os cálculos somando os meses trabalhados a partir da data marcada na sua carteira de trabalho. Você também pode solicitar os dados junto ao INSS. Depois é só abater o que você já cumpriu da idade mínima e tempo de contribuição.

Se você, por exemplo, começou a trabalhar com 20 anos e serviu no mesmo emprego por mais de 20 anos, você pode ter direito a uma porcentagem do benefício. Para ter direito a 100% da aposentadoria, é necessário cumprir com os valores por 40 anos.

Adicionar Comentário