Segunda Via Cartão SUS 2019: Solicitar, Como emitir 2 via

Caso tenha perdido os seus documentos não precisa se desesperar, pois existem alguns meios para solicitar uma nova via. No caso da segunda via cartão SUS 2019 o processo também é bem simples, e o melhor: gratuito. É muito importante portar este documento, pois ele identifica o cidadão com usuário do Sistema Único de Saúde e garante os benefícios para quem o possui. Então, não deixe de emitir a segunda via cartão SUS 2019.

Segunda Via Cartão SUS 2019

Segunda Via Cartão SUS 2019

O que é o Cartão SUS 2019?

Conhecido popularmente como cartão SUS 2019, este documento é na verdade o Cartão Nacional de Saúde (CNS) que permite a  identificação do usuário do SUS.

Além de ser uma iniciativa do Governo Federal, este registro contém as informações dos pacientes da rede pública de saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão, por meio do acesso às Bases de Dados dos sistemas envolvidos neste histórico.

Com os CNS, o usuário do SUS pode conferir as informações de suas internações hospitalares, com dados sobre atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e aquisição de medicamentos no programa Farmácia Popular. E ainda, o sistema consegue identificar o indivíduo em todo o território nacional, facilitando o atendimento em qualquer região do país.

Lembrando que o cartão SUS não é obrigatório, quem não o possui pode usar tranquilamente as assistências médicas públicas. Este é na verdade uma forma de facilitar o processo de recepção, atendimento, avaliação e pós consulta, permitindo uma identificação muito mais dinâmica e humana dos usuários.


Como Solicitar o Cartão SUS 2019?

Se a sua preocupação ainda não é sobre como emitir a segunda via cartão SUS 2019, pois nem mesmo possui o documento, pode ficar tranquilo já que o processo para solicitar o cartão SUS 2019 é bem simples. O usuário deve comparecer até a Secretária de Saúde Municipal, portando um documento de identificação e mostrar o interesse em adquirir o cartão.

Caso não seja a secretaria o posto autorizado para a emissão, os funcionários orientarão sobre qual o local adequado para solicitar o documento.

Normalmente a impressão acontece em instantes, em uma folha de sulfite simples A4, por isso também é importante ter cuidado com o documento, colocando em um plástico próprio, por exemplo. Esta emissão é gratuita e pode ser realizada somente em postos autorizados, pois eles possuem sistema para isso.

A partir do cadastramento e da emissão do cartão, e com a integração dos sistemas tendo o número do CNS como chave integradora, será possível identificar o usuário em todos os seus contatos com o SUS e acompanhar a sua evolução dentro do Sistema, com efeitos na atenção individual e no planejamento das ações de saúde.


Segunda Via Cartão SUS 2019

Assim como para emitir a primeira via do documento, a segunda via cartão SUS 2019 é muito simples de ser retirada.

A primeira opção é de forma presencial, no local autorizado pela administração pública municipal, a segunda opção é digital, via internet e pelo Portal de Saúde do Cidadão preenchendo algumas informações básicas o usuário já consegue realizar o processo de consulta cartão SUS 2019. É importante certificar-se de que conseguirá realizar a impressão do cartão.

No passo a passo a seguir você aprende como fazer este via internet:

  • Seleciona a opção de consulta a base de número de identificação ou por nome;

  • Insira as informações necessária, clique em ‘Não sou um robô’ e em seguida ‘Consultar’.

ou

Adicionar Comentário