SISU 2020: Inscrição, Nota de Corte, Lista de Espera e Resultado

Duas vezes por ano o Governo Federal permite a inscrição no SISU 2020. O programa é administrado pelo MEC, e possui como finalidade conceder vagas em universidades públicas. O cadastro no SISU 2020 pode ser feito apenas por aqueles que participaram da prova do ENEM no ano anterior ao da edição do sistema.

SISU 2020

SISU 2020

Como funciona o SISU 2020

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa utilizado por mais de 63 universidades públicas para selecionar calouros. Com inscrições abertas em janeiro e junho, o SISU 2020 já beneficiou milhares de brasileiros.

O acesso ao sistema é totalmente online, desde o cadastro até a consulta por resultados. Apenas a matrícula é feita de forma presencial. Antes disso, os interessados se candidatam em até dois cursos utilizando sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Com base em suas escolhas, por ordem de preferência, o portal classifica e seleciona os candidatos. Quem não conseguir oportunidade na primeira chamada, pode se inscrever na lista de espera SISU 2020.

✓ Não se esqueça de participar também do PRONATEC 2020

Nesse caso, o candidato concorre pelas vagas remanescentes, e a convocação é feita pela própria universidade. São mais de 200 mil vagas para o primeiro semestre e mais de 70 mil para o segundo. Oferecendo ensino superior gratuito nas melhores instituições do país.


Notas de corte SISU 2020

As notas de corte SISU 2020 são as principais informações sobre o processo seletivo do programa, mas ainda geram muitas dúvidas. Essas notas indicam qual é a pontuação mínima a ser conquistada no ENEM para conseguir a vaga.

De acordo com a instituição, turno e curso, o sistema informa qual será a nota mínima. Considerando quantas vagas foram disponibilizadas pela universidade, e quantos são os interessados em disputar por elas.

Como o critério para classificação é o desempenho no ENEM, quanto mais concorrido for o curso maior será a nota base. É o que acontece com cursos com medicina, direito, odontologia e engenharias.

Sabendo do desejo em estudar em áreas e universidades muito visadas, o candidato deve se preparar para ter uma boa nota. Caso contrário, não conseguirá a sua classificação.

✓ Acompanhe as mudanças do Seguro Desemprego 2020

Além da disputa em ampla concorrência, para todos os candidatos, há reserva de vagas para declarados negros, pardos, índios, oriundos da rede pública de ensino e pessoas de baixa renda.


Inscrições SISU 2020

O processo de inscrições SISU 2020 acontecem de forma totalmente online. Tanto em janeiro quanto em junho, o período para acesso é entre a primeira e segunda quinzena do mês.

Para se candidatar é necessário informar login e senha que foram criados durante o ENEM. Automaticamente o sistema vai baixar a nota do candidato para inserir na disputa. Como foi dito, é possível escolher até duas opções de curso.

As inscrições acontecem da seguinte forma:

  • Acesse o site do SISU e clique em “Fazer inscrição”;

  • Insira os dados referentes a login e senha;

  • Preencha cada um dos filtros e etapas para finalização do cadastro.


Resultados SISU 2020

Conforme indica o calendário, os resultados SISU 2020 podem ser acessados dias depois de finalizar o período de inscrição. Usando a mesma plataforma.

Na ocasião, o candidato vai verificar se conseguiu a vaga desejada e qual foi sua colocação. Durante os dias permitidos para cadastro, o sistema vai indicando a nota de corte para que o inscrito visualize sua posição na disputa.

Veja como consultar os resultados:

sisu 2020

  • Insira os dados para acesso;

sisu

  • Verifique se conseguiu a classificação desejada.

inscrição sisu

Caso tenha conseguido a vaga, o candidato deve comparecer até a universidade para efetivação da matrícula. Portando todo os documentos necessários.

Adicionar Comentário